16 de Outubro de 1909. Nosso Clube foi fundado nesta data sob o nome de "Turnverein Rio de Janeiro", em reunião realizada no restaurante Zum Alten Jacob, localizado na atual Rua Buenos Aires.
Quatorze sócios fundadores compunham o quadro social do Clube: Carl Sandt, Richart Wendt, Carl Aenishaenslin, A. Schurig, Heinrich Neubert, John Sauer, Erismann, Arendt, Paulo Ritzmann, Dr. Jacobi, Wahnschaffe, C. Gieseler, Fink e Wenzel.
A reunião inaugural elegeu os primeiros diretores da entidade: Wenzel - presidente e Aenishaenslin - diretor de ginástica.
Ao final do ano, graças aos esforços da Diretoria, foi possível alugar o primeiro terreno à Rua Santa Luzia nº. 174, destinado à prática de ginástica.

Cinqüentenário
Fatos importantes da fundação até a aquisição da atual sede

1910
Pela 1º vez, em 22 de maio, o nosso Clube participa de uma competição de ginástica a convite do Clube Ginástico Português. Começa aí a grande trajetória de sucesso do Clube nas competições de ginástica.

1914
Foi um ano de recesso nas atividades do "Turnverein Rio de Janeiro". A freqüência aos exercícios de ginástica (principal atividade do Clube na época) desceu ao seu mais baixo nível e as realizações de caráter recreativo também declinaram sensivelmente. Eclodiu a 1º Guerra Mundial que também fez sentir reflexos na vida do Clube.

1917
O ponto alto das atividades do Clube foi um campeonato de ginástica realizado em fevereiro, correspondente ao ano de 1916. Coube aos nossos ginastas, Meierhof e Landoes, os dois primeiros lugares. Desta forma conseguimos a posse definitiva da Taça de Prata.
Em maio o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha. Em conseqüência a vida social do Clube diminuiu, porém as aulas de ginástica continuaram com a mesma freqüência.
Em novembro o Brasil declarou guerra à Alemanha e todas as sociedades alemãs tiveram que suspender suas atividades públicas. Nosso Clube foi dissolvido, nossos aparelhos de ginástica foram guardados na Escola Alemã e os sócios passaram a se encontrar, mensalmente, na residência de Alfred Wendler.

1924
A Escola Alemã, aonde eram realizadas as aulas de ginástica, entrou em período de obras. Com isso passamos a utilizar, gratuitamente, um terreno do Hospital Itapagipe. Esse terreno possibilitava prática de futebol, hand-ball e punho-ball. Os exercícios com aparelhos passaram a ser praticados nos jardins da residência de Reisenberger. A utilização gratuita destes espaços, bem como a entrada de novos sócios, possibilitou a ampliação do nosso Clube.

1928
Surgiu a questão da modificação do nome do Clube. Nos últimos 30 anos teve impulso considerável o futebol, atletismo e tênis, mostrando um maior interesse da juventude pelo esporte do que pela ginástica de aparelhos.
O nome "Turnverein Rio de Janeiro" deixava a impressão de que só era praticada a ginástica e assim perdíamos bons atletas, que ingressavam no Flamengo ou Fluminense.
A idéia de modificar o nome encontrou, por parte dos velhos ginastas, séria oposição.
Em assembléia realizada em 10 de fevereiro o projeto para modificação de nome do Clube foi aprovado, e este passou a ser "Deutscher Turn-Und Sportvepein". Sob a chefia de Wendler, 25 dos nossos atletas participaram do desfile festivo da concentração mundial de ginástica, na cidade de Colônia - Alemanha. Em Colônia foi consagrada a nossa bandeira e Alfred Wendler, por mérito em ginástica, recebeu da comissão organizadora um Diploma de Honra com o respectivo distintivo.

1932
Em janeiro foi assinada a escritura da primeira sede própria do nosso Clube. No dia 3 de fevereiro foi realizada a primeira reunião de Diretoria em sede própria.

1936
Ano de Jogos Olímpicos em Berlim. No dia do início dos Jogos, nosso Clube realizou uma "Festa Olímpica" em seu campo, com a participação do Sport Club Germânia. Compareceu numerosa assistência não somente da colônia alemã como também dos círculos desportivos brasileiros. Os jornais e revistas trataram detalhadamente das competições.

1938
Em 8 de setembro deu-se a nacionalização do clube, de acordo com um decreto do Governo. Ficou decidido em Assembléia Geral Extraordinária que nosso Clube passaria a se chamar "Clube Ginástico e Desportivo de 1909".

1941
Festas e competições, em 6 de julho, assinalaram a inauguração do novo prédio, dotado de ginásio. Essa inauguração foi a última grande realização do Presidente Paul Luik, porque, de acordo com um decreto do Governo as diretorias das entidades desportivas só poderiam ser compostas de brasileiros natos ou naturalizados; os seus Conselhos só poderiam constituir-se de pelo menos 2/3 de brasileiros natos ou naturalizados.

1942 - 1949
Devido à Segunda Guerra Mundial, as atividades do Clube estiveram paralisadas durante esse período.

1949 - 1950
Sob a orientação de advogados, nosso Clube foi reorganizado. Todos os documentos, atas, etc. tinham desaparecido durante a ocupação.
O primeiro boletim feito pelo Clube foi distribuído aos sócios em julho.
Chegamos ao final do ano sem sede e era esperado reavermos nossa sede do Lins de Vasconcelos em 1951.

1951
Em 21 de outubro o Tribunal Federal de Recursos, unanimemente, decidiu nos dar ganho de causa e esperávamos em breve reaver nossa sede no Lins de Vasconcelos.

1954
Em fevereiro um Juiz mandou executar a decisão do Tribunal, isto é, a restituição de nossa propriedade em Lins de Vasconcelos que estava ocupada pela CRIFA (Comissão de Readaptação dos Incapacitados das Forças Armadas).
Em outubro nossa Praça de Esportes foi declarada de "utilidade pública", para efeito de desapropriação imediata.

1957
Em 10 de julho o Prefeito do Distrito Federal assinou decreto declarando o nosso Clube de utilidade pública municipal.

1958
Em 13 de outubro foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária sendo a Ordem do Dia a aprovação da projetada compra de um terreno para a instalação de sede social e praça de esportes e autorização a Comissão de Compras para adquirir o imóvel situado à Rua Santa Alexandrina nº. 1129.

1959
Em 28 de junho foi inaugurada a nossa sede provisória e mostrada aos 2.500 visitantes a propriedade e, em planta, os projetos para o ginásio, quadra de tênis, voleibol, campo de esportes, piscina, etc.

E assim se passaram 50 anos da vida do nosso Clube...